mundo sustentável

mundo sustentável

domingo, 4 de setembro de 2011

Casa ecológica com estação de tratamento de esgoto própria



Alguns projetos de casas ecológicas têm estação de tratamento de esgoto. Foto: meio ambiente-sustentável
Alguns projetos de casas ecológicas têm estação de tratamento de esgoto. Foto: meio ambiente-sustentável

Nesse período histórico que vivemos, temos tido muitos problemas relacionados ao clima e à utilização dos recursos naturais do Planeta Terra. Este é, portanto, um bom momento para falar-mos sobre casas ecológicas.
Há muitos projetos de residências ecológicas por aí e eles englobam características e “modos de fazer” que se iniciam bem antes da construção propriamente dita.
Por exemplo, não é qualquer madeira que pode ser utilizada numa construção como essa. A madeira, para ser sustentável, precisa ter um selo que atesta a sua origem. Madeira clandestina não pode entrar numa edificação ecológica.

Três ideias para casas ecológicas

Projetos de casas ecológicas têm sido realizados por todo o mundo e carregam uma série de inovações que visam a sustentabilidade. Para evitar definições muito complexas sobre sustentabilidade, vamos dizer apenas que esse conceito se trata de uma maneira de preservar o ambiente.
Vejamos algumas dessas inovações:
  1. Utilização de lâmpadas fluorescentes que consomem 80% menos energia;
  2. Sistema de aquecimento da água por meio de energia solar;
  3. Sistema de captação da água da chuva.

Uma quarta inovação: Estação de tratamento de esgoto doméstica

Até os dias atuais, quem tem acesso à rede de esgoto encanada está a salvo de ter que construir uma fossa séptica para armazenar o esgoto residencial. Contudo, precisa pagar os impostos referentes ao sistema de esgoto.
Quem tem fossa séptica, não precisa pagar impostos referentes ao esgoto, mas precisa contratar, periodicamente, o serviço de manutenção e limpeza realizado por empresas desentupidoras. A título de curiosidade, esse serviço leva o nome de limpa fossa.
Mas nas residências ecológicas com estação de tratamento de esgoto próprias, a água que fora descartada junto com os dejetos pode ser posteriormente reaproveitada – depois de ser tratada, é claro – em tarefas como limpeza de calçadas, jardins e fachadas.
O custo de uma estação de tratamento de esgoto própria pode ser orçado num valor que gira em torno de R$ 6.000,00.

http://fortalezadesentupidora.com/blog/casa-ecologica-esgoto-desentupidora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário